Conselho de Entidades discute temas relevantes para Itajaí

O Conselho de Entidades de Itajaí, formado por representantes de diversas instituições da sociedade civil organizada, realizou na manhã desta quarta-feira, 11 de outubro, o seu segundo encontro na sede do Observatório Social de Itajaí. O objetivo do grupo é debater e propor soluções para os principais problemas que afetam o desenvolvimento da cidade e da região.

Um dos temas em destaque foi o edital de arrendamento do Porto de Itajaí, que está sendo discutido em Brasília pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ. O presidente do Observatório Social de Itajaí, Ricardo Colyer, relatou aos conselheiros a reunião que teve na semana passada com os representantes da agência, na qual defendeu os interesses do município e do estado. O Conselho manifestou sua preocupação com o futuro do porto e se colocou à disposição para colaborar com o processo.

Outro assunto abordado foi o ordenamento territorial do município, que está sendo revisado pelo Conselho Municipal de Gestão e Desenvolvimento Territorial. O advogado Luiz Fernando Molleri, apresentou as principais diretrizes e propostas que estão sendo analisadas. Ele destacou a importância da participação da sociedade na elaboração do plano diretor, que define as regras para o uso e ocupação do solo.

A questão da mobilidade também foi pauta do encontro. Os conselheiros comentaram sobre o Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí – PROMOBIS, que visa implantar um sistema integrado de transporte coletivo entre os municípios de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú. O projeto foi aprovado em primeira votação na Câmara de Vereadores de Itajaí ontem e será votado novamente na próxima terça-feira, dia 17. Os presentes ressaltaram as dificuldades de mobilidade enfrentadas em nossa região e a necessidade de articulação das lideranças em torno do projeto.
” Estamos no nosso segundo encontro e fico extremamente satisfeito em perceber a coerência e andamento da nossa agenda de pautas e preocupações. Não tenho dúvidas que o nosso empenho impactará em resultados significativos para o bem estar e sucesso da nossa cidade”, destacou o presidente Mario da Silva da CDL de Itajaí.

No final da reunião, os participantes levantaram algumas demandas e questões diversas, como saúde, desenvolvimento, relação com os meios de comunicação, tecnologia e outros temas.