O Natal segue como a data mais importante para o varejo brasileiro e, em 2025, deve impulsionar novamente o movimento nas lojas de Itajaí. Segundo a pesquisa de Intenção de Compras da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, a previsão é de que o período movimente cerca de R$ 84,9 bilhões na economia, com 124,3 milhões de consumidores indo às compras e 76% da população planejando presentear neste fim de ano.Para o presidente da CDL de Itajaí, Laerson Batista da Costa, os dados reforçam a força do Natal para o comércio e mostram um cenário de confiança.
“O Natal é, historicamente, a melhor época para o varejo. Em 2025, vemos um consumidor mais atento, pesquisando preços, organizando o orçamento e disposto a garantir bons presentes. Isso traz expectativas positivas para o comércio de Itajaí. As ruas e lojas estarão movimentadas nas próximas semanas, e este é o momento para que o lojista invista em atendimento, experiência e ofertas competitivas”, destaca o presidente.
De acordo com o levantamento, os filhos lideram a lista de presenteados (58%), seguidos por mãe (46%), cônjuge (40%), pai (23%) e irmãos (23%). O ticket médio nacional será de R$ 174, valor superior ao registrado em 2023. Entre os produtos mais procurados estão roupas (52%), perfumes e cosméticos (36%), calçados (30%), brinquedos (30%) e acessórios (22%). Uma tendência que cresce a cada ano é a troca de presentes materiais por experiências, como viagens, jantares e shows — opção citada por 43% dos entrevistados.
O estudo também aponta que o consumidor está mais criterioso. Oito em cada dez (82%) pretendem pesquisar preços antes de comprar, sendo que 87% farão a pesquisa pela internet e 63% também verificarão valores em lojas físicas. As lojas de departamento e shopping centers permanecem como principais pontos de compra presencial, enquanto, no ambiente digital, há destaque para sites internacionais (64%), que ultrapassam os nacionais na preferência de quem compra online.Em relação às formas de pagamento, o PIX lidera (54%), seguido pelo cartão de crédito parcelado (39%) — com média de quase 5 parcelas, que podem se estender até abril ou maio de 2026. Para 79%, o crédito tem forte influência na decisão de compra.
Leave a Reply