Black friday deve movimentar o comércio de Itajaí e antecipar as compras de natal

A Black Friday deixou de ser apenas um evento promocional para se tornar o ponto de partida do Natal no varejo brasileiro e em Itajaí não será diferente. O que antes era uma data isolada no calendário agora se consolida como um período estratégico, capaz de antecipar compras e aquecer o movimento das lojas antes da tradicional corrida de dezembro.

De acordo com a pesquisa Intenção de Compras para o Natal 2025, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas, 70% dos consumidores brasileiros afirmam que vão aproveitar a Black Friday para comprar os presentes de Natal. Destes, 24% sempre antecipam parte ou todas as compras, enquanto 45% pretendem aproveitar apenas algumas promoções.

O presidente da CDL Itajaí, Laerson Batista da Costa, destaca que o comércio local está preparado para receber consumidores que buscam ofertas reais, condições especiais e uma experiência de compra mais planejada. 

Descontos que influenciam decisões

O comportamento do consumidor também vem mudando. A pesquisa revela que 31% gastam menos no Natal porque antecipam compras na Black Friday, enquanto 21% acabam gastando mais por conta das ofertas atrativas.

A racionalidade tem ditado o ritmo das escolhas: entre aqueles que compram presentes na Black Friday, 46% definem o local de compra pelo preço, 35% pelas promoções, 24% pelo valor do frete e 23% pelo prazo de entrega. Já 82% pretendem comparar preços antes de fechar a compra, principalmente pela internet.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*